domingo, 16 de setembro de 2012

Orlando Venâncio realiza a X Feira de Ciências e Cultura


   Com muito trabalho e dedicação os alunos do Orlando dão um show de conhecimentos e mostram como realmente se faz uma excepcional Feira de Ciências

     Nesta quinta e sexta Feira (13 e 14 de Setembro), o Orlando Venâncio realizou a X Feira de Ciências e Cultura, que tinha como Tema: A sustentabilidade da natureza nordestina nas trilhas de Luiz Gonzaga, e objetivava mostrar as mil faces do rei do Baião e a sustentabilidade (um tema bastante explorado e muito preocupante).
     A feira de ciências começou na manhã de quinta feira (13 de setembro) com a apresentação das danças: Xote das meninas, xaxado e Baião, e logo após o Coral cantou as musicas em homenagem a Luiz Gonzaga. Após as apresentações  foi aberto a visitação dos Stands, foram varias apresentações cientificas e culturais, Varias escolas e também a comunidade em geral se fez presente logo ao primeiro momento da Exposição. A primeira parte da feira foi encerrada as 11:30.
    Durante a tarde de quinta (13 de Setembro) as visitações começaram as 13:30  e durante o turno da noite as apresentações culturais começaram as 19:30 contando com as apresentações dos alunos do Eja e Ensino Médio noturno(Xaxado, xote, Baião e uma banda), logo após ocorreu a visitação dos stands.
        No dia 14 de agosto (sexta-feira) a visitação começou logo e  se encerrou as 11:00 voltando durante a tarde as 13:30 e se encerrando as 16:00, para a organização das salas.
        Esse 10ª Feira de ciências e cultural contou com os alunos da escola, Os professores do PIBID  e também os Professores da escola, e foi um sucesso mostrando a tamanha dedicação não só por parte dos professores, mas também dos alunos, foram um total de nove stands e cada um com projeto que foi trabalho.








Agora confira os videos da apresentação Cultural:
Apresentação da dança
Baião
Xaxado
Xote das meninas
Baião


apresentações do Coral do Orlando


A interculturalidade nas obras de Luiz Gonzaga

      Esse stand estava sob a orientação das professoras de língua portuguesa e inglesa: Geilza, Evandelucia, Carla e Telma. Mostrou, justamente, o nordetinês (um língua própria dos nordestinos) e a interpretação das musicas United States Of Piauí(Apresentação da peça e interpretação da musica, relacionando com a influencia dos Estados Unidos na Cultura Nordestina) e Asa Branca( interpretação da letra, e relação com as images que foram feitas pelos alunos).






Baião em cena: a vida e trajetória de Luiz Gonzaga

Este stand apresentou a vida de Luiz Gonzaga em uma encenação feita pelos alunos desde o seu nascimento a sua morte e ao som do Coral do Orlando. A encenação ficou ótima apresentou de forma muito criativa a trajetória do Rei do baião.








Eu estudo Química, contribuo para a 

sustentabilidade

Em uma sala temática relacionou-se a história de Luiz Gonzaga com os acontecimentos químicos em linha do tempo. Experimentos mostrando a contribuição da química para a sustentabilidade, assim como informaram os riscos e danos que algumas substâncias podem causar ao meio ambiente.













A matemática e a sustentabilidade do cenário de 

Luiz Gonzaga

     Este stand mostrou um pouco sobre a vida de Luiz Gonzaga através das suas datas(nascimento, casamento, morte, etc), mostrou os discos de Luiz(LP,cd e etc), mostrou as moedas do Brasil(na época da inflação as moedas mudavam mudavam, cruzeiros, cruzados, mil reis, etc) relacionando-as com a musica Dezesseis e setecentos.
         As madeiras que podem ser ou não extraídas também entraram neste stand, podemos conhecer as que podem ser extraídas por lei, e por ultimo as alunas do Pibid mostraram alguns objetos e enfeites feitos com matérias reutilizados (porta-canetas, cavalo, lixeiro, agenda, xadrez, quadros, radiola, bolsa, relógio, poof e etc) e o melhor de tudo foi uma casa ecologicamente correta, feita com telhado de garrafa reutilizada.







A cultura do milho: Riqueza Nordestina

Sob o comando da professora Sânzia Viviane, os alunos fizeram um exposição, demostrando o milho, e sua classificação taxonômica, e em seguida foi apresentado as comidas feitas com milho.










A geografia presente nas trilhas de Luiz Gonzaga

Mostrou a musica de Niedson feita em homenagem a Luiz Gonzaga, e também um pouco da Geografia nordestina.







]


Ao som do Baião 100 anos de Gonzagão

Os alunos fizeram uma apresentação de Baião ao som da banda dos alunos do Eja e do ensino médio noturno.







Ciências da Natureza e suas tecnologias 

melhorando a vida no sertão

Sob o comando do professor Jabes foi mostrado a flauta feita com cano, a bomba de água de rosário, o biodigestor e forno solar.







Nutrição em foco: Consumo consciente

Stand comandado pelo professor Ramon, mostrou a questão da alimentação saudável, nos horários corretos, a pirâmide alimentar, e a importância dos exercícios físicos.









A caatinga nos 100 anos de Luiz Gonzaga

Mostrou um pouco sobre o bioma da Caatinga, sua devastação, sua fauna e flora






Obrigado pela leitura e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;